Projetos Educacionais e Culturais

As danças apresentadas pelo grupo Sarandeiros são respaldadas por um grande trabalho de pesquisa e divulgação das artes populares brasileiras. O apoio da Universidade Federal de Minas Gerais dá a este trabalho uma conotação científica às pesquisas de campo, coreográficas e musicais, o que faz do Sarandeiros um dos principais projetos de grupos brasileiros preocupados com a elaboração de projetos educacionais e pesquisas acadêmicas relacionadas à cultura popular brasileira. Tal projeto também tem grande visibilidade universitária através dos diversos cursos gratuitos oferecidos na Universidade Federal de Minas Gerais e ministrados pelos bailarinos e músicos do grupo, para dezenas de professores das redes estaduais e municipais de ensino de Belo Horizonte, que são orientados a trabalhar com aspectos intrínsecos da cultura nacional, valorizando as nossas raízes e reconhecendo a importância de nossas tradições culturais como elementos importantes de nossa identidade cultural. Dentre os projetos, destacam-se os trabalhos no COLTEC, com adolescents, realizado há 11 anos, e o projeto Dança para a maioridade, com mais de 50 idosos realizando danças e trabalhos artísticos inspirados no folclore brasileiro.

No ano de 2000 o Grupo produziu o Cd Sarandeiros cantam o Brasil, um belo trabalho de valorização e divulgação das músicas tradicionais brasileiras. No mesmo ano realizou a I semana do folclore, evento que terá no ano de 2011, sua a XI edição, e que já levou aos palcos de Belo Horizonte e Minas Gerais, mais de 20 mil alunos.

O Sarandeiros mantém trabalhos em 12 escolas de Belo Horizonte, com a formação de grupos de dança inspirados na cultura brasileira. O Grupo mantém parceria cultural com o Colégio Santo Agostinho, há 11 anos, com a criação dos grupos Sarandeiros mirim, infantil, infanto e juvenil, onde participam mais de 100 crianças e adolescentes. Os grupos Infanto e Juvenil participaram dos festivais de Bento em Dança 2008, em Bento Gonçalves, quando receberam 4 prêmios de primeiro lugar e a premiação de melhor grupo do Festival, que tinha mais de 200 grupos inscritos. Em 2009, no Passo de Arte em Indaiatuba, recebeu 5 premiações, tendo sido o grupo mais premiado do festival. O Grupo também realiza trabalhos coreográficos junto ao projeto Criança Esperança de Belo Horizonte, desde 2006, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville desde 2002, e junto a projetos da V&M na região do Barreiro, desde 2009.

No ano de 2011 foi realizado o primeiro Seminário sobre Folclore e Educação, parceria com o SESC e a Casa de Cultura Estrela, com debates sobre a Educação e Cultura popular. Desde 1997, através do Projeto Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, o Sarandeiros mantém parceria na UFMG com a realização de cursos gratuitos sobre danças brasileiras, danças de salão, danças folclóricas internacionais e cursos sobre a cultura brasileira, com a frequência de mais de 5 mil alunos durante todo o período.