Xaxado

Xaxado

Dança originária do alto sertão pernambucano, conhecida em todo o agreste nordestino desde 1922, foi divulgada no interior pelo cangaceiro Lampião e os cabras de seu grupo. É dançada em círculo, em fila indiana, marcando os compassos com pancadas da foice do fuzil no chão. Utiliza passos sem volteios, dentre os quais se destaca o corta-jaca, como é chamado o movimento em que o pé direito cruza o esquerdo num rápido e deslizante sapateado.
O xaxado não se tornou uma dança de salão, pois, divulgada por cangaceiros, não permitia a atuação feminina. Luíz Gonzaga, cantor e instrumentista nordestino, um dos maiores pesquisadores e divulgadores do xaxado, dizia ser o rifle a dama da dança.
Atualmente, ele se transformou em baião, um dos ritmos do forró, ganhando os salões de festa e permitindo a participação de mulheres. Chapéus, alpercatas, embornais, rifles e vestimentas características dos cangaceiros compõem a indumentária da dança, lembrando as roupas usadas na época do cangaço.
Inicialmente, a melodia vinha do som dos bacamartes, batendo no chão, e do chiado das alpercatas, que eram usadas também como instrumentos de percussão. Depois, o baião ficou sendo o ritmo oficial do xaxado, nome que é uma onomatopeia do chiado de sandálias arrastadas no chão – xá-xá-xá.

Fonte: CÔRTES, Gustavo Pereira. Dança, Brasil!: festas e danças populares. Belo Horizonte: Leitura, 2000.
Todos os direitos reservados.

No Comments Yet.

Leave a Reply

Message