2019/2020: A EEFFTO na UFMG a invenção de um lugar

FICHA DE EXPOSIÇÃO

Realização: Cemef; EEFFTO; UFMG

Período: 21 de outubro de 2019 a janeiro de 2020

Organizadoras: Giovanna Camila da Silva, Meily Assbú Linhales, Iara Souto Ribeiro Silva

Design Gráfico: Polianna Dias Santos

Acervo: Centro de Memória da Educação Física do Esporte e do Lazer – Cemef; Acervos de professores da EEFFTO

Agradecimentos: Agradecemos aos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da EEFFTO pela colaboração na seleção das imagens e na produção de conteúdos para esse conjunto de postais. Agradecemos à comissão de organização e planejamento das festividades de cinquenta anos da federalização da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, especialmente, aos professores Gustavo Côrtes, Kátia Lemos e Fabiane Ferreira.

Resumo: O projeto “A EEFFTO na UFMG: a invenção de um lugar”, integra as comemorações dos 50 anos da Escola de Educação Física na UFMG. No ano de 1952 foram instaladas em Belo Horizonte a Escola de Educação Física do Estado de Minas Gerais e a Escola de Educação Física das Faculdades Católicas. A fusão das duas instituições aconteceu no ano seguinte, dando lugar à Escola de Educação Física de Minas Gerais. Em 1969, ela passa a pertencer à UFMG, embora seu prédio no Campus Pampulha tenha sido inaugurado apenas em 1978. Um ano depois, a unidade acolhe também os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

As 50 fotografias que compõem a exposição, escolhidas a partir de arquivos institucionais e de acervos pessoais de professores e estudantes, expressam fragmentos do cotidiano e das ações na Escola e celebram cinco décadas da chegada da Educação Física à UFMG e 40 anos de existência dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Imagens que nos oferecem pistas sobre a invenção desse lugar, com seus sujeitos, suas práticas acadêmicas, seus tempos e espaços: a EEFFTO na UFMG. Um lugar plural, com suas inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão, reescreve diariamente sua própria história, enlaça e desenlaça suas memórias na, e com a UFMG