Histórico Seminários Cemef

O I Seminário do Cemef/UFMG foi realizado já há 13 anos, em 2003, com o tema “Educação Física, História e Memória”. Estiveram então reunidos estudantes e pesquisadores vindos de Minas Gerais, do Espírito Santo, do Paraná e do Rio Grande do Sul para, dentre outros temas, debater o campo de pesquisas em História da Educação Física a partir de experiências de pesquisadores e, também, para discutir políticas de acervo para centros de memória.

No II Seminário, em 2005, o tema contemplado foi “Educação Física, Esporte, Lazer e Cultura Urbana: uma abordagem histórica”, indagando centralmente sobre o lugar e os sentidos atribuídos às práticas de Educação Física, de Ginástica, de Esporte e de Lazer na cultura das cidades. Nesta segunda edição houve já a apresentação de trabalhos de estudantes e professores, para estimular a circulação das produções em História da Educação Física, do Esporte e do Lazer. Houve trabalhos inscritos de autores de Vitória, Viçosa, Juiz de Fora, Ouro Preto, Recife, Belo Horizonte e Campinas.

Em sua terceira edição, em 2006, o Seminário do Cemef foi organizado em parceria com o Grupo de Trabalho “Memórias da Educação Física e do Esporte”, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, e a temática central foi “Educação Física, Esporte e Lazer: constituindo acervos, narrando histórias”, procurando examinar os centros de memória como lugar de preservação de acervos e de produção do conhecimento histórico a respeito.

No seu quarto ano de realização, o Seminário do CEMEF teve a “Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicos” como tema central. O evento dedicou-se ao debate relativo aos diferentes percursos metodológicos que tem informado a pesquisa histórica referente à Educação Física, ao Esporte e ao Lazer. Como um campo acadêmico em formação, a discussão e a socialização de estudos apresentavam-se como iniciativas que colaboraram para a consolidação de caminhos e de possibilidades a fim aproximar a historiografia construídas das balizas conceituais presentes, hoje, no âmbito da História Cultural.

Assim sendo, foram priorizados nesse IV Seminário, o diálogo entre os diferentes aportes metodológicos historiográficos e os estudos concluídos e/ou em andamento. O propósito era conhecer caminhos, trilhados ou em percurso, levando em consideração não só os sucessos alcançados, mas também as dificuldades encontradas pelos(as) pesquisadores(as) em suas jornadas aos arquivos, bibliotecas e museus e nas aproximações entre a teoria e a escrita Histórica.

Com o tema “Pesquisa Histórica: Fontes e Narrativas”, foi realizado em 2008  a  quinta edição do Seminário do Cemef em parceria com o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE através do seu Grupo de Trabalho Temático “Memórias da Educação Física e Esportes”. O propósito foi problematizar fontes para a pesquisa histórica – escolhas, usos, preservação e registro –, bem como debater sobre as diferentes narrativas históricas, suas ancoragens teórico-conceituais, seus dilemas e as possibilidades que apresentam ao avanço do estudo nesse campo.

Em sua sexta edição, em 2010, o Seminário do CEMEF foi dedicado ao tema “História, circularidade cultural e educação do corpo”, debatendo o transito de proposições pedagógicas e científicas que fundamentaram a educação do corpo ao longo da história da Educação Física, do Esporte e do Lazer, em Minas Gerais, especialmente, mas também no Brasil.

Em sua sétima edição, de 2012, financiada pela FAPEMIG, o Seminário do CEMEF teve como tema central Homo Gymnasticus na História: Ciência, Educação, Arte, dedicando-se ao debate relativo às circunstâncias que levaram à afirmação da Ginástica como prática cultural da modernidade, constituída em seus vínculos com arte, ciência e educação, consideradas decisivas para a emergência e a afirmação social da ginástica. Uma iniciativa inédita e muito significativa, por ocasião deste VII Seminário do CEMEF, foi a promoção simultânea do I Encontro de Centros de Memória da Educacão Fisica, do Esporte e do Lazer do Brasil, que teve a participação de representantes da UFMG, da PUC/MG, do Instituto Federal do SUL de MINAS (Muzambinho), da UFRGS (Porto Alegre), da UFS (Sergipe), da UFES (Vitoria), da UFRJ (Rio de Janeiro), da FURG – Fundacão Universitaria do Rio Grande / RS, da UFBA e da UNEB (ambas de Salvador), da UFJF (Juiz de Fora), e do Centro de Documentação do Esporte da Secretaria de Esporte e da Juventude de Minas Gerais, além do Grupo de Trabalho Temático MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Aproveitando a oportunidade da realização de grandes eventos esportivos no Brasil (a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos olímpicos, em 2016), e em meio ao intenso debate que eles suscitam, o CEMEF dedicou a oitava edição de seu Seminário bienal à análise das circunstâncias culturais, econômicas, artísticas e científicas que levaram ao que podemos chamar a invenção do “homo sportivus”, com a afirmação do esporte como prática cultural da modernidade, espalhada por todo o mundo. Um dos objetivos foi aproximar a historiografia que estamos construindo das balizas conceituais presentes no âmbito da História Cultural. A programação do VIII Seminário priorizou a reflexão sobre as relações do esporte com a ciência, a arte e a educação. Também trouxe ao debate a política, para destacar o uso que dele fizeram ditaduras como a de Getúlio Vargas (1937-1945) e a dos militares (1964-1985). Os professores convidados atuam em importantes Universidades brasileiras (UFRJ, UFSC e UFES, além da própria UFMG) e de três outros países, a Argentina, o Uruguai e Portugal. Eles coordenam grupos de pesquisas que tem sido referência para os estudos em andamento no CEMEF e contribuíram com aportes teóricos e metodológicos para nossas pesquisas. O evento teve ainda uma exposição promovida pelo CEMEF, com o título do evento: “Homo Sportivus na História” e contou com o financiamento da FAPEMIG.

No ano de 2016, em uma edição comemorativa aos 15 anos do Cemef, foi realizada a 9ª edição do seminário bianual. O IX Seminário do Cemef: Educação Física, História e Memória – 15 anos de trajetória propunha a produção de uma reflexão sobre o papel do Cemef bem como de outros espaços de memória destinados à Educação Física, na produção de pesquisas em História da Educação Física, na organização de acervos pertinentes à essa área do conhecimento e na formação de novos pesquisadores. Além disso, o seminário buscava ampliar a compreensão acerca dos diversos tipos de fontes que subsidiam a pesquisa histórica, com vistas a estabelecer perspectivas para a continuidade e a ampliação dos trabalhos realizados pelos Centros de Memória da Educação Física. Com esse objetivo em  mente, a programação contou com a exibição de dois filmes do acervo do Cemef seguidos de mesas redondas para debate.

Como um importante espaço de discussão acadêmica no campo da história da Educação Física brasileira, em sua décima edição, o seminário do Cemef trouxe como tema central os Diálogos Transnacionais na História da Educação Física. A proposta dedicava-se às pesquisas realizadas no âmbito do Centro de Memória, em parceria com colegas de outros países e buscava pelo aprofundamento teórico-metodológico para as ações de investigação, bem como o debate acerca da celebração de convênios de pesquisa  para o próximo biênio. As mesas redondas, propostas pelos coordenadores de projetos, abordaram os temas: educação e política na história das sensibilidades; a Educação Física e a formação docente no Brasil e no Uruguai; a presença dos métodos ginásticos na história: sua recepção, circulação e tradução. Também foram contemplados os estudos sobre os acervos históricos e os caminhos para a sua preservação.