Vestígios

Plantio no dia da árvore na Escola de Educação Física da Gameleira

O Professor Odilon Ferraz Barbosa (1922-1988), também conhecido como Barbosinha, tinha o costume de comemorar o Dia da Árvore com as alunas e os alunos da Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG), na época localizada no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. Nessa fotografia o plantio de uma árvore foi realizado com algumas de suas alunas das turmas A e B do Curso de Educação Física Infantil, no ano de 1968.

A cena retratada oferece importantes subsídios para os estudos históricos relativos à Educação Física e, em especial, à recreação em Minas Gerais, área de forte atuação do Professor Barbosinha. Também destacamos a estética dos corpos e as maneiras de evocar a natureza: o plantio de árvores, os enfeites de flores nos arcos, as representações do feminino, entre outros.

Mariana Gomes Aguilar e Rodrigo Pereira Reis da Costa

Bolsistas do Cemef/UFMG. Graduandos em Educação Física.

Fonte: Acervo iconográfico do Cemef