Cemef Convida Online

Cemef Convida Online com Denise Bernuzzi de Sant’Anna

No dia 15 de maio de 2020, o Cemef/UFMG recebeu a pesquisadora Denise Bernuzzi de Sant’Anna, professora da PUC-SP, para uma conversa no Cemef Convida Online sobre o tema Em tempos de pandemia: “Lavar as mãos”.

Denise Bernuzzi é historiadora, com doutorado em História das Civilizações Ocidentais pela Universidade de Paris VII e pós-doutorado em História pela EHESS-Paris e grande referência na consolidação dos estudos relativos à história do corpo no Brasil.

A conversa teve como ponto de partida o texto intitulado “Lavar as mãos, descolonizar o futuro”, publicado em 26 de março de 2020, pela Editora N-1, São Paulo. Nele a autora destaca, entre outros pontos instigantes de análise, que “Os que culparam o diabo, os judeus e as mulheres pelas doenças ao longo da história voltavam-se para as crenças do passado, tentavam frear os progressos da ciência, tal como os obstetras que ignoravam as causas das mortes das parturientes e não lavavam as mãos”.

Gravamos a nossa conversa com a historiadora e disponibilizamos ela na íntegra no nosso canal do YouTube.

– Para não perderem as nossas próximas conversas, fiquem atentos as nossas redes e não se esqueçam de se inscreverem lá YouTube para serem notificados dos próximos vídeos.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/cemef.ufmg

Fiquem em casa e até a próxima!