Vestígios

Boletim do Centro Esportivo Universitário – UFMG

Construído pelo governo estadual por conta de um acordo que envolvia a cessão de terrenos da UFMG para a construção do Mineirão, o Centro Esportivo Universitário (CEU) foi inaugurado em março de 1971. Inicialmente vinculado à Reitoria, logo em seus primeiros meses o CEU passou a ser um órgão vinculado à Escola de Educação Física (EEF). Era espaço de prática de Educação Física, disciplina obrigatória para todos os estudantes da UFMG e ofertada pela EEF.
O terceiro número do Boletim Informativo do CEU, de novembro de 1972, integra os Acervos do Cemef e é parte do Arquivo Pessoal do professor Herbert de Almeida Dutra, primeiro diretor do Centro. Com uma linguagem que busca uma aproximação com a linguagem dos jovens da época, o folheto exalta os benefícios da realização das atividades físicas e convida os estudantes a criarem Clubes Universitários. Além disso, o Boletim traz no verso notícia extraída do Jornal do Brasil que informa sobre a construção do Palácio dos Esportes, que viria a ser o Mineirinho, em Belo Horizonte.

Acervo Cemef – Arquivo Pessoal Herbert de Almeida Dutra, caixa 03, pasta 04