21 de agosto
Entrevista pública com a professora Eustáquia Salvadora de Sousa – 30/08 – 14h

Como parte das comemorações relativas aos 50 anos de federalização da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, receberemos, no dia 30 de agosto, a professora Eustáquia Salvadora de Sousa para mais uma de nossas entrevistas públicas

Professora emérita da EEFFTO, Eustáquia Salvadora de Sousa ingressou na Escola de Educação Física do Estado de Minas Gerais como aluna do curso de Educação Física Infantil, em 1967. Em 1968, iniciou o curso superior em Educação Física, formando-se em 1970. Em 1976, ingressou na UFMG como professora de Didática da Educação Física, cargo que ocupou até 2003, quando se aposentou. Foi a primeira a defender dissertação de Mestrado em Ciência do Movimento, em um dos primeiros programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria, em 1981. Em 1994, defendeu sua tese de doutorado na UNICAMP, “Meninos à marcha! Meninas à sombra! A história do ensino da Educação Física em Belo Horizonte (1897-1994)”, pioneira em estudos de gênero na história da Educação Física.

Ao longo de sua carreira, a professora Eustáquia desenvolveu estudos na área de História da Educação, História da Educação Física e em Estudos de Gênero e teve papel fundamental na formação de professores de Educação Física da educação básica e de muitos dos atuais professores do Departamento de Educação Física da UFMG.

A entrevista será conduzida pelo professor Wemerson de Amorim e ao final abriremos para eventuais perguntas do público.

Data: 30/08/2019
Local: Cemef / EEFFTO / UFMG
Evento aberto ao público e com emissão de certificados