Concluído

Organização e difusão do patrimônio documental do CEMEF/UFMG

Objetivo: Implantar ações de difusão educativa para desenvolver o diálogo com a comunidade externa, especialmente alunos do ensino fundamental e médio. – Realizar o tratamento arquivístico do fundo institucional da EEFFTO a partir do referencial teórico-metodológico da arquivologia visando sua disponibilização para a comunidade da UFMG e para pesquisadores acadêmicos e diletantes externos.

Vigência: 2010-2014

Financiamento: PROEX/UFMG

Equipe de trabalho:

• Coordenação: Adalson de Oliveira Nascimento
  • Co-Coordenação: Meily Assbú Linhales
  • Graduandos: Igor Filipe Mauricio Reis; Thais Nodare de Oliveira

Resumo

O projeto se constituiu por meio de uma parceria entre a Escola de Ciência da Informação e o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG) e objetiva implementar e fortalecer o referido Centro como espaço de memória e de produção e divulgação científica. O projeto é voltado para a consolidação de uma política de acesso por meio do atendimento de pesquisadores internos e externos à UFMG e o estabelecimento de atividades educativas para alunos da educação básica. Também busca-se a finalização do tratamento arquivístico do fundo institucional da Escola de Educação Física circunscrito entre os anos de 1952 e 1980. O CEMEF foi criado em 2001 e constitui-se como espaço de pesquisa, ensino e extensão universitários, abrindo-se à comunidade de estudantes, professores e pesquisadores, propondo-se a recuperar, preservar e divulgar a memória da Escola de Educação Física da UFMG em particular e a história da Educação Física, do Esporte e do Lazer em Belo Horizonte. Uma das atividades que o Centro vem realizando desde a sua criação é a constituição de acervo por meio de doações externas e de recolhimentos de documentos produzidos pela própria Unidade.. O CEMEF funciona em prédio próprio na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional inaugurado em julho de 2011. O espaço possui 240m² com salas ambiente para guarda do acervo, consulta, tratamento documental, reuniões, exposições, etc. Os recursos para sua edificação vieram de um financiamento obtido em 2006, em Edital conjunto dos Ministérios do Esporte e da Ciência e Tecnologia/FINEP, complementados pela própria UFMG. A inauguração na nova sede e disponibilização para acesso do fundo institucional tornou possível ao CEMEF/UFMG ampliar o atendimento às demandas de pesquisadores acadêmicos ligados à comunidade da EEFFTO, da UFMG e de outros centros de produção científica e de usuários diletantes de diversos perfis. Dessa forma, o novo prédio abrigará o acervo, potencializará as atividades de ensino e pesquisa e se constituirá num espaço de divulgação e interação com a comunidade, ampliando as atividades de extensão. Tendo em vista a experiência granjeada pelo CEMEF ao longo de seus quase 10 anos de existência e a sua mudança para este novo espaço físico, planejado especialmente para abrigá-lo, o Centro busca agora incrementar suas ações extencionistas. Também neste contexto, em 2011 o CEMEF passou a integrar a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. Isso denota o reconhecimento de sua função de guarda e difusão de memória e de produção de conhecimento. Os esforços realizados pelo CEMEF em suas ações de pesquisa proporcionaram avanços estruturais e acadêmicos que o posicionam como um lugar de referência no debate nacional sobre a História da Educação Física, do Esporte e do Lazer. A parceria com a ECI/UFMG expressa no projeto ora apresentado almeja que tal investimento possa ser também estendido aos estudos e pesquisas relativos aos processos de tratamento, organização e difusão da informação. Uma ação extencionista dos alunos do curso de graduação em Arquivologia, criado no ano de 2009, em muito contribuirá com os pesquisadores do CEMEF, construindo competências interdisciplinares que qualificarão o Centro nos seus processos de organização e gestão de fundos institucionais.