Em AndamentoExtensão

Partilhando memórias: recepção, organização e disponibilização dos acervos do Cemef/UFMG

Objetivo: a) Recuperar, preservar e divulgar a memória da Escola de Educação Física. b) Criar estratégias para disponibilização e divulgação do acervo iconográfico, fílmico e tridimensional que compõe o acervo do CEMEF, contribuindo com a preservação da memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer.

Vigência: 2013-2016

Financiamento: Proex UFMG

Equipe de trabalho:

• Coordenação: Meily Assbú Linhales
  • Pesquisadores vinculados: Adalson Nascimento Oliveira; Thais Nodare de Oliveira
  • Graduandos: Gabriel Chagas
  • Bolsistas: Anderton Rocha; Luciano Silva; Felipe Carísio

Criado em 2001, o CEMEF/UFMG constitui-se como espaço de pesquisa, ensino e extensão universitários, abrindo-se à comunidade de estudantes, professores e pesquisadores, propondo-se a recuperar, preservar e divulgar a memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer em Belo Horizonte. Uma das atividades que o Centro vem realizando desde a sua criação é a constituição de acervo por meio de doações externas e de recolhimentos de documentos produzidos pela própria Escola de Educação Física da UFMG. Tendo em vista a experiência acumulada ao longo de seus 11 anos de existência o Centro busca agora incrementar suas ações extencionistas. Este projeto agrega uma diversidade de ações nas quais a extensão encontra-se em sua estreita articulação com a pesquisa e o ensino de graduação e pós-graduação. São ações constituídas por meio de parcerias com a Escola de Ciência da Informação (ECI) e com a Escola de Belas Artes (EBA), ambas da UFMG. Neste projeto, a relação entre pesquisa e extensão ganha materialidade por meio da consolidação e divulgação do CEMEF/UFMG como espaço de memória, produção de conhecimento histórico e divulgação científica. De modo prioritário, o projeto é voltado para o estabelecimento de uma política de acesso aos documentos históricos, por meio do atendimento de pesquisadores internos e externos à UFMG e de atividades educativas para alunos da Educação Básica e Educação Superior. O CEMEF/UFMG integra a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e isso denota o reconhecimento de sua função de guarda e difusão de memória e de produção de conhecimento na Universidade. JUSTIFICATIVA: Compreendemos que preservar e pesquisar a memória do que fomos e fizemos em tempos sociais diversos são maneiras de lutar contra o apagamento de experiências humanas. Como prática que traduz o humano e sua presença no tempo, as mais variadas práticas corporais envolvem e enlaçam memórias dessas experiências. Há memórias relativas ao movimento corporal humano em cada pessoa e coletivo de pessoas, sejam elas agradáveis, desagradáveis, celebrativas ou não. Todas as maneiras que há de se lembrar são merecedoras de cuidados. Como escreveu Walter Benjamin (1993), “nada pode ser perdido para a história”. Nesse movimento de resistência aos apagamentos da história defendemos que uma das maneiras de preservar, cultivar e democratizar as lembranças da presença e da ação humana é a constituição de lugares de memória: museus, arquivos, acervos e instituições para este fim. Chagas (2006) inspira o trabalho do CEMEF/UFMG quando propõe investir no “poder da memória”, na sua relevância política, cujo diferencial está no estabelecimento dos lugares da memória que possam estar “a serviço do desenvolvimento social, na compreensão teórica e no exercício prático da memória como direito de cidadania e não como privilégio de grupos economicamente abastados.” No âmbito da UFMG, cuidar dessa memória é cuidar também dos processos de formação profissional e desenvolvimento científico. Na Universidade, preservá-la é guardar, pesquisar e compreender as ações de homens e de mulheres, as políticas de governos, de órgãos públicos, de entidades diversas; a presença de clubes, federações, confederações; a realização de eventos, jogos, festivais, e tanto mais. No enfrentamento das questões anunciados pelos projetos de ensino e pesquisa em curso no CEMEF/UFMG, buscamos simultaneamente, realizar a vocação extensionista do Centro, convictos de que existe uma estreita relação entre aos processos investigativos e os processo de recuperação, preservação e divulgação da memória e da história da Educação Física mineira. E nessa perspectiva, organizamos então entre projeto.