Em AndamentoPesquisa

Arquivos de Professores: construções conceituais e metodológicas na organização dos Arquivos Pessoais do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG)

Vigência: 2014-2016
Financiamento: FAPEMIG
Equipe de trabalho

Meily Assbú Linhales
Pesquisadores vinculados

Adalson Nascimento Oliveira
Mestrandos

Fernanda Cristina dos Santos

Thais Nodare de Oliveira
Graduando

Rogério Santos Porto
Bolsista

Najela Paula Tavares Camargo

Resumo
Este projeto de investigação guarda estreita relação com as atividades de pesquisa e de organização de arquivos realizadas no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), sediado na Escola de Educação Física, da Universidade Federal de Minas Gerais. No CEMEF, a recepção e a guarda de Arquivos Pessoais vêm sendo realizadas simultaneamente ao trabalho arquivístico desenvolvido nos demais acervos: Fundos Institucionais da Escola de Educação Física (1952-1969 e 1969-1979), Coleção História Oral, Coleção Iconográfica, entre outros. Os arquivos de professores, sob a guarda do CEMEF, nos permitem identificar trajetórias distintas de formação e exercício docente, bem como interrogar a presença destes sujeitos no próprio processo de organização do campo pedagógico e acadêmico da Educação Física em Belo Horizonte, na segunda metade do século XX. Observa-se ainda que a acumulação pessoal realizada por professores possui estreita relação com a história da própria instituição e, nesses termos, pretende-se problematizar as conexões existentes entre os Arquivos Pessoais e os arquivos institucionais, bem como o “embaralhamento” de trajetórias individuais e coletivas neste processo. Nesse sentido, investigar trajetórias de docentes da Escola de Educação Física pressupõe uma dupla proposição: a) discutir, conceitual e metodologicamente, as singularidades/especificidades que orientam o estabelecimento dos quadros de arranjo dos Arquivos Pessoais do CEMEF e a subsequente descrição dos documentos, buscando identificar entrelaçamentos entre estes arquivos e os fundos institucionais, de modo a qualificar fontes para a pesquisa em História da Educação Física; b) problematizar percursos dos sujeitos-professores a partir de seus arquivos ? o que guardaram e o modo com guardaram ? contribuindo para o debate relativo à circulação cultural de modelos pedagógicos para a Educação Física, na medida em que essa temática orienta outros projetos de pesquisa do Centro. O caráter interdisciplinar do estudo coloca a Educação Física e a formação de seus professores em diálogo com pesquisas no âmbito da memória, da arquivologia e da história da educação. Tal prática, regular das atividades do CEMEF, orienta a qualificação e o aprofundamento almejados com o estudo. Agrega-se, também, a possibilidade de realizar um debate acadêmico orientado por tradições disciplinares que, mesmo distintas, constituem-se no debate e no diálogo, condição de possibilidade para pensar e operar com os Arquivos Pessoais, compreendendo-os como construções socioculturais.