Concluído

Sentidos e sensibilidades : a educação do corpo na Escola Normal Modelo da capital (Belo Horizonte, 1906-1930)

Vigência: 17/11/2008 a 16/11/2010

Financiamento: FAPEMIG

Equipe de Trabalho:

Dra. Andrea Moreno (FaE – UFMG) – Coordenação
Dra. Meily Assbou Linhales (EEFFTO- UFMG)
Dr. Tarcísio Mauro Vago (EEFFTO- UFMG)

Doutorandos
Anderson da Cunha Baia (História da Educação – FAE/UFMG)

Mestres
Marina Guedes Costa e Silva (História da Educação – FaE/UFMG)
Verona Campos Segantini (História da Educação – FaE/UFMG)
Cristiane Oliveira Pisani Martini (Lazer – EEFFTO/UFMG)
Rodrigo Caldeira Bagni Moura (Lazer – EEFFTO/UFMG)

Bolsistas
Luciano Jorge de Jesus (Acadêmica do curso de Educação Física – UFMG)
Anna Luiza Ferreira Romão (Acadêmica do curso de Educação Física – UFMG)
Gyna de Ávila Fernandes (Graduada em educação física – UFMG)

A atual proposição objetiva enfocar os processos de escolarização do corpo, das práticas corporais e da constituição de uma Educação Physica na formação de professores(as) na Escola Normal Modelo da Capital. Estudar a educação do corpo e das sensibilidades a partir da Escola Normal é fundamental, uma vez que esta instituição, criada em 1906, e a primeira com esse fim em Belo Horizonte, acabou por se configurar como um exemplo, “exportando” saberes e maneiras de fazer para várias outras escolas do estado. Como objetivo geral buscará compreender a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades nos diversos tempos e espaços de sociabilidade, configurados nessa instituição, entre 1906 e 1930. Buscando dar conta desse objetivo será necessário identificar fontes no Arquivo Público Mineiro, na Biblioteca do Instituto de Educação, no Centro de Referência do Professor e na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, entre outros. Em tais arquivos já foi possível identificar um diversificado conjunto documental composto por programas escolares, Leis e Decretos referentes ao ensino no Estado, relatórios da Secretaria do Interior, notas fiscais relativas à compra de materiais para as aulas de ginástica, para a construção de um galpão e a compra de livros sobre os métodos ginásticos, correspondências de Inspetores e diretores da instituição, iconografia e a Revista do Ensino.