Concluído

O Cemef/UFMG como lugar de memória e pesquisa da história do esporte em Minas Gerais: organização e conservação de acervos

Vigência: 28/11/2009 a 28/10/2011

Financiamento: FAPEMIG

Equipe de Trabalho

Dra. Meily Assbú Linhales (EEFFTO/UFMG) – Coordenação
Dr. Adalson de Oliveira Nascimento (ECI/UFMG)
Dra. Ana Carolina Vimieiro Gomes (FAFICH/UFMG)
Dra. Andrea Moreno (FaE/UFMG)
Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (EEFFTO/UFMG)
Dra. Maria Cristina Rosa (UFOP)
Dr. Tarcísio Mauro Vago (EEFFTO/UFMG)

Doutorandos
Joélcio Fernandes Pinto (Doutorado em Educação – FaE/UFMG)
Vera Moro (Doutorado em Educação – FaE/UFMG)

Mestres
Ms. Rodrigo Caldeira Bagni Moura (EEFFTO/UFMG)
Ms. Hercules Pimenta dos Santos (FaE/UFMG)
Ms. Kellen Nogueira (EEFFTO/UFMG)

Mestrandos
Cássia Danielle Monteiro Dias (FaE/UFMG)
Renato Machado dos Santos (EEFFTO/UFMG)

Guilherme de Souza Lima Oliveira
Gyna de Ávila Fernandes
Pedrita Gonçalves Silva
Rodolfo Hampe
Sarah Teixeira Soutto Mayor

Bolsistas
Carolline Nunes Laguardia
Giselle Oliveira de Almeida

O propósito deste projeto é constituir e consolidar o Centro de Estudos sobre a Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), como lugar de memória e de pesquisa da história do esporte em Minas Gerais. Dois são os campos de atuação do CEMEF: a preservação de acervos de documentos históricos do esporte e a realização de pesquisas em história do esporte. O acervo do CEMEF, reunido paulatinamente desde 2001, é constituído de variados tipos documentais, como livros, cartilhas, periódicos, fotografias, películas, registros de professores e de alunos, relatórios, cartas e discursos referentes à Escola de Educação Física e a outras instituições educacionais e esportivas. Desde 2007, este acervo está organizado em 08 coleções e as mesmas se encontram em processo de higienização e ordenamento para posterior socialização. Tais ações visam qualificar o CEMEF como lugar de guarda e recepção de acervos relativos á história da EF e do Esporte bem como fazer do manuseio desse corpus documental um ponto de partida para a emergência de temas e objetos de investigação histórica. Assim, incrementar sua infra-estrutura e as condições de trabalho e de processamento de cada uma das coleções torna-se fundamental para a manutenção de seus dois campos de atuação. Além disso, busca-se potencializar as atividades deste Centro, permitindo novas frentes de investigação, especialmente voltadas para a memória e a história do esporte em Minas Gerais, pela formação de jovens pesquisadores e a fixação de mestres e de doutores em atividade no CEMEF.