Em AndamentoPesquisa

Modelos pedagógicos e educação do corpo dentro e fora da escola: contribuições à história da Educação Física no século XX

Vigência: 2014-2016

Financiamento: CNPq

Equipe de trabalho

Meily Assbú Linhales

Pesquisadores vinculados

Cassia Danielle Monteiro Dias Lima

Liliane Tibúrcio de Oliveira

Jacqueline Costa Fidélis de Freitas

Doutorandos

Giovanna Camila da Silva

Luciana Bicalho da Cunha

Sergio Chaves Júnior

Mestrandos

Fernanda Cristina dos Santos

Graduandos

Anderton Rocha

Luciano Silva

Felipe Carísio

Gabriel Chagas

Em projeto anterior, realizado no âmbito do Cemef (Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer), na UFMG, o problema de pesquisa priorizou o estudo dos modelos que contribuíram na constituição da Educação Física como disciplina escolar, em Belo Horizonte, entre 1947 e 1977, em conexão como a temática da formação de professores. A fecundidade dos resultados encontrados e a ampliação do grupo de pesquisa indicaram possibilidades de alargamento do escopo geral do estudo. Assim, perspectivamos agora investigar os modelos pedagógicos para a educação do corpo em uma temporalidade alargada, organizando novos subtemas de pesquisa que levem em consideração elementos contextuais, diálogos com referências estrangeiras e, ainda, as conexões estabelecidas entre os campos pedagógico e científico. O objetivo geral da proposta é investigar os processos de conformação dos modelos pedagógicos orientadores de práticas escolares e não escolares para a educação do corpo, no século XX. Como desdobramentos, pretende-se: a) investigar a circulação de métodos, sujeitos e práticas, bem como os processos de apropriação realizados no Brasil, no encontro com esse mediadores culturais, b) conhecer como os saberes relativos ao Método Desportivo Generalizado e ao Método Natural Austríaco foram apropriados e resignificados no contexto educacional brasileiro e na formação de professores de Educação Física, a partir da década de 1950 e c) compreender como se deram as apropriações dos conhecimentos científicos oriundos do campo médico e das ?ciências do esporte?, buscando captar os embates entre as diversas matrizes para o estabelecimento de prescrições para a educação do corpo. Os procedimentos metodológicos estabelecidos estão orientados pelo recorte temporal (1920 a 1979) definido a partir da potencialidade das fontes e do envolvimento dos pesquisadores que compõem o grupo de trabalho. A delimitação do objeto de estudo, bem como dos desdobramentos temáticos que ele comporta implicam levar em consideração que as diferentes escalas de observação produzem também efeitos de conhecimento. Valorizando o modo de interrogar as fontes identificamos a potencialidade de pesquisa existente no próprio acervo do Cemef/UFMG, bem como a necessidade de ampliação do universo documental de modo a contemplar a abrangência do objeto e suas subtemáticas. Outro aspecto de relevo diz respeito à internacionalização da pesquisa, por meio do diálogo com países que, no século XX, constituíram como referências para a educação do corpo realizadas do Brasil: os Estados Unidos, a França e o Uruguai. Aspiramos consolidar a formação de novos pesquisadores – doutores e mestres – cujos temas de investigação qualificam e aprofundam a pesquisa em História da Educação e a divulgação científica na área. Os recursos financeiros solicitados se justificam pela necessidade de coleta de fontes documentais em acervos de Belo Horizonte e em outras localidades. Espera-se viabilizar o deslocamento dos pesquisadores, bem como as ações de reprodução e tradução de documentos redigidos em francês e alemão e a organização e armazenamento das fontes coletadas em bancos de dados que possam ser acionados pelo grupo de trabalho.