Concluído

Levantamento e catalogação de fontes para o estudo da educação do corpo em Belo Horizonte (1891-1930)

Vigência: 2006 a 2008

Rodrigo Caldeira Bagni Moura
Vera Luíza Moro
Verona Campos Segantini

Este Projeto de Pesquisa inscreve-se em nossos esforços para incrementar o conhecimento histórico sobre o que temos chamado de educação do corpo em Belo Horizonte, em um período que se estende de sua construção (1891-1897) à primeira metade do século XX. Este esforço tem orientado um conjunto de investigações com objetivos que vão desde a preservação da memória até a compreensão das diversas formas de sociabilidade presentes no espaço urbano, e que se desdobram em práticas de educação das pessoas (nas escolas, nas ruas, nas casas, por exemplo), de seus gestos, de sua subjetividade, de seus corpos, enfim. Para tanto, estamos identificando, mapeando e catalogando fontes importantes em diversos arquivos mineiros (Arquivo Público Mineiro; Hemeroteca de Belo Horizonte; Museu Histórico Abílio Barreto, dentre outros), com as quais vamos produzir um catálogo que será disponibilizado para pesquisadores e a comunidade em geral. A constituição do Cemef tem como propósito recuperar, preservar, conservar e divulgar a memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, possibilitando o fomento da pesquisa histórica. Recebeu financiamento da FINEP de R$ 243.269,00 (duzentos e quarenta e três mil, duzentos e sessenta e nove reais). O convênio entre a concedente (MCT/FINEP), a convenente (FUNDEP/UFMG) e a executora (UFMG) foi assinado em 27 de dezembro de 2006, com o instrumento contratual de código n. 01 06 1128 00. Os recursos obtidos estão sendo aplicados na construção do prédio para abrigar o Centro de Memória da Educação Física da UFMG (Cemef), cuja conclusão está prevista para dezembro de 2008. O Projeto Arquitetônico foi elaborado pelo Departamento de Patrimônio Físico e Obras, aprovado pela Congregação da EEFFTO e pelo Conselho Universitário da UFMG, em 22 de novembro de 2007.