Concluído

Histórias de Educação Física na cultura escolar: investigações sobre a escolarização da disciplina no norte-nordeste de Minas Gerais (1900-1940)

Vigência: jan./2012 a jan./2014

Financiamento: CNPq/CAPES

Tarcísio Mauro Vago

Este projeto de pesquisa tem por objetivo examinar processos de afirmação social da escola e, em seu interior, os movimentos de escolarização e constituição da educação física como disciplina na educação da infância na região norte-nordeste de Minas Gerais, especialmente nas cidades de Montes Claros, Diamantina, Serro, Araçuaí e Teófilo Otoni, em uma temporalidade que se estende dos finais do século XIX para as quatro primeiras décadas do século XX. Os objetivos específicos incluem, dentre outros, a problematização de ordenamentos legais para a escola e a Educação Física, presentes nas reformas de ensino promovidas no período em Minas Gerais; o exame de representações produzidas e postas em circulação pelos diferentes agentes escolares (governo, professores, inspetores, diretores de escolas, pais) em torno da Educação Física; a investigação de vestígios de materialidade do ensino de Educação Física em escolas da região pesquisada; a análise da produção e da circulação de escritos sobre o ensino de Educação Física em diferentes suportes (imprensa pedagógica, manuais, revistas, jornais, boletins, livros). A pesquisa está organizada em três eixos articulados de investigação: Histórias de escolarização da Educação Física; Histórias de formação do professorado para o ensino de Educação Física; Vestígios de Circulação de manuais e métodos de ensino de Educação Física. Desde meados do século XIX, a paulatina produção da Educação Física como disciplina escolar resulta de uma complexa trama na qual a escola, suas práticas, seus protagonistas e seus saberes foi lugar de confluência de interesses diversos e muitas vezes conflitantes, advindos da medicina, do Exército, da psicologia, da pedagogia e do esporte. Ademais, a produção da Educação Física também se deu na assimilação de noções, ideias, representações originadas de países como os Estados Unidos, a França e a Alemanha, por exemplo, a respeito de temas como os cuidados com corpo, a higiene, a educação das pessoas, dentre outros. É nesse movimento que a Educação Física vem sendo constituída como disciplina ou, de outro modo, vem sendo escolarizada, com as finalidades diversas que lhe foram atribuídas, as formas e os conteúdos autorizados e prescritos para ela. Nosso desafio tem sido o de tentar compreender esse movimento para apreender as permanências e as mutações experimentadas pela Educação Física em temporalidades diversas, pondo em evidência os projetos em disputas na produção da Educação Física como disciplina na escola brasileira.