Pós-Graduação
- Processos e Discursos Educacionais I: O manual escolar como fonte na pesquisa histórica (PPGE/FAE)
Ementa: Diferentes abordagens teórico-metodológicas na utilização do manual escolar como fonte histórica. As especificidades do gênero manual escolar. O manual e seu circuito: produção, circulação e recepção. Dimensões na análise dos manuais na pesquisa histórica: o impresso e o texto. Problemas e perspectivas na utilização dos manuais como fonte.
- Corpo, cidade e educação: itinerários com Walter Benjamin (PPGE/FAE)
Ementa: Walter Benjamin: vida, obra, noções. Sentidos e sensibilidades na metrópole moderna; Os itinerários da cidade; Pensando a educação com Benjamin; O corpo como problema: contribuições de Benjamin; História da Educação: itinerários benjaminianos.
- Educação do Corpo e métodos ginásticos na história (PPGE/FAE)
Ementa: Estudos relativos aos métodos ginásticos europeus, particularmente o método sueco. Precursores e lugares da ressonância. Manuais escolares e não escolares de ginástica. Discurso pedagógico de intelectuais brasileiros sobre os métodos ginásticos. Historiografia: fontes e métodos de pesquisa.
- História da educação do corpo: prescrições e práticas (PPGE/FAE)
Ementa:Estudos relativos à História da Educação Física do Corpo. Aspectos teórico-metodológicos da temática de pesquisa. As prescrições para uma educação do corpo: ciência, cidade e escola. Práticas de Educação Física do corpo e seus significados na história: elementos da cultura corporal, dispositivos disciplinares, processos de didatização.