Disciplinas afins ofertadas na Graduação
  • Educação Física, Infância e Juventude (Curso de Educação Física)

Ementa: Infância e juventude como construção histórica e social. Crianças e jovens no contexto da sociedade brasileira. Crianças e jovens e suas práticas culturais. Infância, juventude e suas instituições sociais. Infância e juventude frente à diversidade cultural contemporânea. Socialização e Formação cultural. Políticas Públicas e direitos sociais. Docência e pesquisa com crianças e jovens na Educação Física: questões abertas para a intervenção de educadores.

• Filosofia e Educação Física (Curso de Educação Física)

Ementa: Diálogos possíveis entre o campo da Filosofia e da Educação Física. Importância da Filosofia para a compreensão dos sentidos das criações humanas; contribuições da Filosofia para a formação e atuação em Educação Física; a atitude filosófica e o objeto de estudo e trabalho da Educação Física. Estudo da ética na sociedade contemporânea e seus impactos na Educação Física e no Esporte.

• História e Educação Física (Curso de Educação Física)

Ementa: Diálogos possíveis entre o campo científico da História e da Educação Física; contribuições da História para refletir sobre a Educação Física na sociedade moderna. Investigação da história da Educação Física e de seu conhecimento específico; Reflexão crítica das concepções, características e influências sofridas ao longo da sua história, relacionando-as ao desenvolvimento socioeconômico, político e educacional do nosso contexto, discutindo possíveis alternativas para a mesma.

• Fundamentos Sócio-Históricos da Saúde Coletiva (Curso de Educação Física)

Ementa: Diálogos possíveis entre os fundamentos sócio-Históricos da Saúde Coletiva e a Educação Física. Contribuições da história e das ciências sociais nas reflexões sobre Educação Física, corpo e saúde na sociedade moderna. Os conceitos de saúde e qualidade de vida e suas implicações sobre a investigação científica e sobre as políticas de intervenção. O nascimento da clínica e as demarcações entre o normal e o patológico. Relações entre desigualdade social e desigualdade em saúde. Correlações entre bioética e biopoder. A Educação Física nos processos contemporâneos de adoecimento: o exercício físico nas doenças cardiovasculares, nos distúrbios alimentares, no sofrimento mental, na vigorexia, etc. Saúde e envelhecimento; educação física e promoção da saúde.

• A educação do corpo no cinema: questões para o ensino da Educação Física (Curso de Educação Física)

Justificativa: Alguns estudos relativos à formação de professores têm ressaltado que a formação cultural dos educadores constitui-se como importante elemento mediador de suas interações com a formação técnica. Assim sendo, esta disciplina pretende colaborar na efetivação de tal propósito. Em outros termos, também fazer valer o esquecido conselho de Paulo Freire de que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. O cinema pode ser um dos modos para a realização dessa leitura alargada no mundo – não necessariamente aquele circunscrito à instituição escolar, mas um mundo que inclui e/ou exclui escolas, inclui e/ou exclui os sujeitos da/na escola.

O propósito não é o da “didatização” das obras cinematográficas, pela exacerbação de sua “utilidade pedagógica”. Diferente disso, o que se propõe é que a linguagem do cinema constitua-se como experiência ética, estética e política para os educadores em processo de formação profissional, aqui entendida como uma dimensão da formação humana.

Para os alunos participantes dessa disciplina, parece-nos possível pensar também um exercício, mesmo que bastante artesanal, de produção de pequenos “textos’ cinematográficos. Algo inspirado no Glauber Rocha: uma câmera na mão e uma idéia da cabeça. Um convite à invenção de possibilidades.

• Ensino de Educação Física (Curso de Pedagogia)

Ementa: Temas relativos ao corpo, à escola e à educação física. Apresentação das questões em torno da educação física escolar. Escola, corpo e cultura. Autonomia e legitimação pedagógica da educação física. Educação física: conhecimento e especificidade. Projetos de ensino em educação física escolar.

• Corpo e Educação (Curso de Pedagogia)

Ementa: Representações de corpo na sociedade contemporâneas e suas repercussões na educação: Educação do corpo na escola; Concepções de Educação Física; A especificidade e os objetivos da Educação Física: O corpo e o movimento nas diversas áreas de atuação do pedagogo. O corpo e a escola: intervenções históricas e atuais de controle e castigo; Possibilidades de construção de conhecimento por meio do corpo; Corpo, gênero e sexualidade.

• Análise da Prática e Estágio em Educação Física I (Curso de Educação Física)

Ementa: Diagnóstico e análise do cotidiano escolar e suas implicações pedagógicas para o ensino da Educação Física. A Educação Física inserida nos tempos, espaços e conteúdos escolares. Construção da docência em Educação Física na relação com os outros sujeitos escolares. Compreensão de diversidade do sistema educacional e as representações na Educação Física.

• Análise da Prática e Estágio em Educação Física III (Curso de Educação Física)

Ementa: Construção de proposições de intervenção para a Educação Física na Educação  Básica. Prática do ensino de Educação Física, em situação de vivência do exercício profissional. Aprendizado por meio da prática profissional, mobilizado conhecimentos, habilidades e atitudes tratados ao longo de sua formação acadêmica, sob a orientação de professores da UFMG e das escolas onde se realizarão os estágios.