Concluído

Circularidade de modelos pedagógicos e formação de professores de Educação Física em Belo Horizonte: vestígios de práticas no acervo do CEMEF/UFMG (1950-1980)

Vigência: 04/9/2009 a 03/3/2012

Financiamento: FAPEMIG

Equipe de Trabalho

Professores
Dr. Tarcísio Mauro Vago (EEFFTO/UFMG) – Coordenação
Dra. Ana Carolina Vimieiro Gomes (FAFICH/UFMG)
Dra. Andrea Moreno (FaE/UFMG)
Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (EEFFTO/UFMG)
Dra. Meily Assbú Linhales (EEFFTO/UFMG)

Doutorandos
Joélcio Fernandes Pinto (Doutorado em Educação – FaE/UFMG)
Vera Moro (Doutorado em Educação – FaE/UFMG)

Mestres
Ms. Rodrigo Caldeira Bagni Moura (EEFFTO/UFMG)
Ms. Hercules Pimenta dos Santos (FaE/UFMG)

Mestrandos
Cássia Danielle Monteiro Dias (FaE/UFMG)
Luiz Gustavo dos Santos Moraes (FaE/UFMG)

Graduados
Guilherme de Souza Lima Oliveira
Gyna de Ávila Fernandes
Pedrita Gonçalves Silva
Rodolfo Hampe
Sarah Teixeira Soutto Mayor

Bolsistas
Carolline Nunes Laguardia
Fernanda Cristina dos Santos
Gabriela Fischer Fernandes Corradi

Resumo
A temática deste projeto é a formação de professores de Educação Física em Belo Horizonte, de 1950 a 1980. O período corresponde ao aparecimento e à consolidação da Escola de Educação Física da UFMG como instituição responsável pela formação de profissionais para a atuação no ensino e pelo desenvolvimento de pesquisas, com seus desdobramentos para a produção de conhecimentos na área. Serão objetos privilegiados os intercâmbios internacionais estabelecidos pela Escola com suas congêneres na República Federal da Alemanha e nos Estados Unidos, que permitiram viagens de estudos e qualificação de seus professores àqueles países. Provocaram também a circulação de professores oriundos de instituições americanas e alemãs. Nossa hipótese é que tais professores atuaram como mediadores culturais para afirmar modelos pedagógicos e demarcar referências para a constituição da Educação Física em Belo Horizonte. O objetivo é investigar as práticas realizadas em tais atividades acadêmicas tomando a circularidade cultural de modelos pedagógicos e as mediações realizadas na Escola como elementos centrais da análise. A pesquisa será realizada no acervo do Centro de Estudos sobre a Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG), que inclui variados tipos documentais, como livros, cartilhas, periódicos, fotografias, películas, registros de professores e de alunos, relatórios, cartas e discursos referentes à Escola de Educação Física. Objetivamos ainda o incremento da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento da pesquisa, a consolidação das atividades de preservação, catalogação e socialização do acervo, a formação de jovens pesquisadores e a fixação de mestres e de doutores em atividade no Cemef. Busca-se potencializar as atividades deste Centro, permitindo novas frentes de investigação, especialmente voltadas à compreensão dos pressupostos pedagógicos, políticos e científicos que orientaram a formação de professores de Educação Física em Minas Gerais.