Concluído

A prática do esporte na formação de professoras da Escola Normal Modelo da Capital: pistas para uma compreensão da educação physica a partir da trajetória da professora Lúcia Joviano (Belo Horizonte, 1916-1935)

Vigência: 28/10/2009 a 28/10/2011

Financiamento: FAPEMIG

Equipe de Trabalho

Professores
Profa. Dra. Andrea Moreno (FaE – UFMG) Coordenação
Profa. Ms. Verona Campos Segantini (EBA/UFMG)
Prof. Dr.Tarcísio Mauro Vago (EEFFTO- UFMG)

Doutorandos
Anderson da Cunha Baia (PPGE/FAE/UFMG)
Luciano Pereira da Silva (PPGE/FaE/UFMG)
Elisângela Chaves (PPGE/FaE/UFMG)

Mestres
Marina Guedes Costa e Silva (História da Educação – FaE/UFMG)
Cristiane Oliveira Pisani Martini (Lazer – EEFFTO/UFMG)
Rodrigo Caldeira Bagni Moura (Lazer – EEFFTO/UFMG)

Mestranda
Gyna de Ávila Fernandes (PPGE/FAE/UFMG)

Bolsistas de IC e AT
Anna Luiza Ferreira Romão (Acadêmica do curso de Educação Física – UFMG)
Carolina Guimarães Reis (Graduação em Educação Física – UFMG)
Luciano Jorge de Jesus (Acadêmico do curso de Educação Física – UFMG)

Voluntária
Ramona Mendes Fontoura de Morais

Resumo
O propósito desta pesquisa é analisar a presença do esporte como prática corporal, no processo de formação de professoras na Escola Normal Modelo da Capital (ENMC). O período definido vai de 1916 à década de 1930, tendo como marcos o primeiro programa da cadeira de gymnastica, marcado pela presença da prática esportiva, com seus códigos e valores. Guarda relação, também, com a hipótese de que, nesse período a Professora Lucia Joviano, assume interinamente o cargo de professora da cadeira, lecionando na escola até em meados da década de 30. A presença da Professora Lucia Joviano coincide com uma alteração na concepção de gymnastica presente nos programas anteriores, assinados pela então professora Aurelia Olintho. Compreende, também, um período em que a cidade de Belo Horizonte é palco de profundas transformações do espaço físico e social que constituirão o urbano. Passado um primeiro momento de construção da cidade, marcado pela necessidade de uma “correção dos corpos”, numa clara perspectiva higiênica e eugênica, o período a ser investigado possui nuances que anunciam uma necessidade de “eficiência dos gestos e dos corpos”. Escolher a trajetória profissional da professora Lucia Joviano como eixo dessa investigação, tem por hipótese de que esta teve um papel fundamental no desenvolvimento do ensino e a presença do esporte na formação de professoras: primeiramente, observamos uma alteração nos programas de ensino da instituição com a introdução dos jogos atlheticos após sua inserção na instituição. Quando ainda em processo de formação, na própria ENMC, destacava-se nas práticas corporais. Acresce que possuía uma rede de sociabilidade e familiar claramente envolvida ao mundo esportivo. A partir do apresentado o atual projeto se estabelece sobre alguns eixos fundamentais de investigação que se entrelaçam, quais sejam: as histórias dos processos de urbanização e a escola, a educação do corpo, as culturas escolares, as instituições escolares e o pensamento educacional.