Exposições

Local: Cemef

Coordenação: Professoras Dra. Maria Cristina Rosa e  Dra. Meily Assbú Linhales

Projeto Expográfico e identidade visual: Verona Campos Segantini e Dânia Lima

Equipe de Pesquisa: Carla Moreira, Fernanda Santos, Igor Maciel, Laura da Fonseca, Liliane de Oliveira, Maria Cecília Serafim, Nájela Camargo, Priscila Figueiredo, Thaís de Oliveira.

Apoio: PAIE/UFMG, DAE/UFMG, FAPEMIG, CNPq, Rede de Museus  da UFMG e EEFFTO/UFMG.

Agradecimentos: Centro de Memória do Minas Tênis Clube, Museu de Arte da Pampulha, Prof. Carlos Eduardo Guilherme “Pacome”, Prof. José Carlos Xavier de Oliveira

Resumo: O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer foi criado no ano de 2011, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. O local constitui-se como um lugar de salvaguarda, organização e preservação de acervo relativo à memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer,  com características de biblioteca, museu e arquivo. Essa exposição tem por objetivo homenagear, no ano de seu centenário, o  professor Adolfo Guilherme, que teve relevante atuação no âmbito do esporte em Minas, com influência no âmbito nacional e internacional, especialmente na modalidade voleibol. Sargento da Polícia Militar, Professor da Escola de Educação Física da UFMG, Técnico do Minas  Tênis Clube e da Seleção Nacional de Vólei, Adolfo Guilherme atuou na formação de professores e de atletas, e na difusão e táticas inovadoras dessa modalidade esportiva. O seu livro À Beira da Quadra, lançado em outubro de 1977 é resultado de 40 anos de sua experiência em clubes, seleções mineiras e nacionais. A exposição tem como coordenadoras as Professoras Dra. Maria Cristina Rosa e Meily Assbú Linhales, e o envolvimento  de alunos e pesquisadores vinculados ao CEMEF.