Anais

IV Seminário do Cemef: pesquisa histórica – construindo caminhos metodológicos

Tema: “Pesquisa Histórica : Construindo caminhos metodológicos”

Data:  16 á 17  de agosto de 2007

Local: Belo Horizonte

Resumo:

Neste quarto ano de realização, o Seminário do CEMEF tem a “Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicos” como tema central. Escolhemos dedicar o evento ao debate relativo aos diferentes percursos metodológicos que tem informado a pesquisa histórica referente à Educação Física, ao Esporte e ao Lazer. Como um campo acadêmico em formação, reconhecemos que a discussão e a socialização de estudos apresentam-se como iniciativas de contribuir para a consolidação de caminhos e de possibilidades que aproximem a historiografia que construímos das balizas conceituais presentes, hoje, no âmbito da História Cultural.

Assim sendo, priorizamos nesse IV Seminário, o diálogo entre os diferentes aportes metodológicos historiográficos e os estudos concluídos e/ou em andamento. Nosso propósito é conhecer caminhos, trilhados ou em percurso, levando em consideração não só os sucessos alcançados, mas também as dificuldades encontradas pelos(as) pesquisadores(as) em suas jornadas aos arquivos, bibliotecas e museus e nas aproximações entre a teoria e a escrita Histórica.

Nosso encontro, que é destinado a professores(as) e estudantes de Educação Física e pesquisadores(as) em História da Educação, da Educação Física, do Esporte e do Lazer, será certamente mais um momento privilegiado de socialização e troca de experiências.

Agradecemos aos estudantes, funcionários e professores que contribuíram para a realização desse Seminário, especialmente aos membros do CEMEF. Da mesma forma, agradecemos o apoio financeiro recebido do Departamento de Educação Física da UFMG, da Rede CEDES – EEFFTO/UFMG, do Programa Integrado e Eventos da UFMG e do CNPq.

Desejamos a todos um bom Seminário.

Programação:

Dia 16 de agosto (quinta-feira)

18:00   – Credenciamento

19:00  – Solenidade de Abertura

19:30  – Conferência de  Abertura:

“Pesquisa Histórica : construindo caminhos metodológicos”

Profª. Drª. Ana Maria Galvão (UFMG)

Dia 17 de agosto (sexta-feira)

08:30 – Mesa Redonda:

“Sobre a história das disciplinas escolares : percursos de investigação”

Prof. Dr.Kazumi Munakata  (PUC/SP)

Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFPR)